ÁGUA MAIS PURA, CRISTALINA e MINERAL ? DIGNO A UM SPA ?

Originalmente água mineral era somente água retirada e consumida na fonte.
E assim continua ate hoje na maioria das definições internacionais.

Regra importante Brasileira para água mineral :
"a água tem que ser embalada in natura, assim como foi retirada do aquífero, para que não viole a legislação que classifica as águas minerais".

A água do ParaísodoBrasil é uma água muito superior a maioria das águas minerais engarrafados e comercializados na região e em Natal por várias razões, entre as quais !

A água do ParaísodoBrasil é superior e até único porque ele é estéril ( strictu sensu ) por natureza.
Nao precisa de nemhum quimico para ela se tornar esteril ( PdB : a maioria das águas minerais, inclusive as melhores, nao são águas estéreis )


Quer dizer que é ausente de coliformes fecais e coliformes totais
( UFC / 100 ml ).
As aguas minerais engarrafados e comercializados não são estéreis ( strictu sensu ) por natureza.
Eles não são ausentes de coliformes totais e nem totalmente ausentes de coliformes fecais.
Quase sem exceção outras águas minerais na regiao e no Brasil em geral apresentam apenas quantidades coliformes fecais e totais em baixo do máximo permitido.

***

ÁGUA MINERAL?
http://portal.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=agua-mineral&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=2862670&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content

 

ATENÇÃO: desde agosto de 2010, com a publicação da RDC 27/2010, quinze categorias de alimentos deixaram de ser registradas na Anvisa, entre elas a água mineral.
No caso de alimentos dispensados de registro junto à Anvisa,  as empresas devem informar a autoridade sanitária local sobre o início da produção do alimento.
Depois disso, a vigilância sanitária realiza inspeção na fábrica da empresa para verificar as condições de produção do alimento.

Caso a empresa não seja aprovada na inspeção, a autoridade sanitária exige que a empresa faça as adequações necessárias.
Em casos mais graves, a empresa pode ser obrigada a suspender a produção do alimento e recolher o produto do mercado.
Todo esse trabalho é acompanhado do monitoramento do produto no comércio por meio de análises laboratoriais.

P.S: Embora dispensada de registro, a água mineral deve seguir as regras das resoluções de embalagem, características micro biológicas,

etc (ver abaixo).

***

REGRAS PARA REGISTRO DE ÁGUA MINERAL
http://portal.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=agua-mineral&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=2862670&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content

Todo estabelecimento na área de alimentos deve ser previamente licenciado pela autoridade sanitária competente estadual, distrital ou municipal, mediante a expedição de licença ou alvará.

Para isso, a empresa deve dirigir-se ao órgão de vigilância sanitária de sua localidade para obter informações sobre os documentos necessários e a legislação sanitária que regulamenta os produtos e a atividade pretendida.

Para a industrialização da água mineral, a empresa fabricante deve obedecer aos requisitos estabelecidos pela Resolução-RDC n° 173, de 15/09/2006, que dispõe sobre Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e Água Natural.


Na RDC n° 173/2006, destacamos alguns itens:

4.5.4 As embalagens plásticas retornáveis recebidas para um novo ciclo de uso devem ser avaliadas individualmente quanto à aparência interna e externa, à presença de resíduos e ao odor.
As embalagens plásticas com amassamentos, rachaduras, ranhuras, remendos, deformações internas e externas do gargalo, com alterações de odor e cor, dentre outras alterações que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária da água mineral natural ou da água natural devem ser reprovadas. 

4.5.5 As embalagens de vidro retornáveis devem ser avaliadas individualmente quanto à sua integridade.
4.6.4 As embalagens retornadas para um novo ciclo de uso, antes da etapa de higienização automática, devem ser submetidas à pré-lavagem para a remoção do rótulo, dos resíduos da substância adesiva e das sujidades das superfícies interna e externa.  

4.6.5 As embalagens retornadas para um novo ciclo de uso devem ser submetidas à limpeza e desinfecção em maquinário automático. 

4.9.1 As operações de carga e descarga devem ser realizadas em plataforma externa à área de processamento e os motores dos veículos devem permanecer desligados durante a operação, a fim de evitar a contaminação das embalagens e do ambiente por gases de combustão.

4.9.2 O veículo de transporte deve estar limpo, sem odores indesejáveis, livre de vetores e pragas urbanas, dotado de cobertura e proteção lateral limpas, impermeáveis eíntegras.
O veículo não deve transportar água mineral natural ou  água natural envasada junto com outras cargas que comprometam a sua qualidade higiênico-sanitária.

4.9.3 O empilhamento das embalagens com água mineral natural ou com água natural, durante o transporte, deve ser realizado de forma a evitar danos às embalagens, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária da água envasada.

4.9.4 A água mineral natural ou a água natural envasada deve ser exposta à venda somente em estabelecimentos comerciais de alimentos ou bebidas.
Deve ser protegida da incidência direta da luz solar e mantida sobre paletes ou prateleiras, em local limpo, seco, arejado e reservado para esse fim.

4.9.5 A água mineral natural ou a água natural envasada e as embalagens retornáveis vazias não devem ser estocadas próximas aos produtos saneantes, gás liquefeito de petróleo e outros produtos potencialmente tóxicos para evitar a contaminação ou impregnação de odores indesejáveis.

4.12.5 O estabelecimento industrial deve dispor de documentação que comprove que os materiais constituintes da canalização, do reservatório, dos equipamentos e das embalagens que entram em contato com a água mineral natural ou com a água natural atendem às especificações dispostas nos regulamentos técnicos.

 

                Os critérios gerais e a classificação dos materiais para embalagem estão estabelecidos pela Resolução-RDC nº. 91, de 11/5/2001.
Além disso, a Anvisa exige o cumprimento dos parâmetros estabelecidos nas Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) 274/05, que fixa a identidade e as características mínimas de qualidade, e na RDC 275/05, que trata do Regulamento Técnico de características microbiológicas para água mineral e água natural.

As empresas devem cumprir os requisitos estabelecidos em regulamentos técnicos específicos, que visam à proteção da saúde da população. Estas normas enfocam a avaliação de risco e estabelecem padrões sanitários de qualidade, e também é preciso observar os critérios de rotulagem definidos na RDC 360, que define o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados. 

****

...
Comentários finais :

http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=8260
O consumidor, em geral, tem a tendência a achar que água é sempre igual e que tanto faz qual marca comprar!
Porém, isso não é verdade.
É interessante não se levar pela única marca normalmente existente, ligada à venda casada de outro refrigerante e cerveja.
No caso da água Crystal, o pH é 9,58 o que caracteriza uma água alcalina a qual é adequada para consumidores com incidências de gastrite e de azia.
No entanto, o consumo permanente dessa água pode levar a problemas de pedras nos rins, devido ao oxalato de cálcio.
...
Com relação à água de torneira, cabe ressaltar que pode ocorrer excesso de incidência de Cloro que é reconhecidamente cancerígeno.
***
... pH entre 4,5 e 5,0, ou seja, muito ácida e fora dos padrões das normas técnicas, o que ocasionava corrosão em tubulações da rede pública, potencializando a incorporação de metais pesados danosos à saúde humana.
Como a tubulação antiga é metálica, que continua a ser utilizada, existe a possibilidade de persistência de tal risco.
Essa é a razão pela qual devemos utilizar água mineral para consumo cotidiano, enquanto que a água da torneira, para banho e limpeza.
Portanto, fique atento tanto à escolha da água mineral, quanto ao teor de sódio-quanto menos melhor e também ao pH.

****

o geólogo comenta que tem escolhido águas mais “leves” para consumo.
Prefiro água com pH neutro e com pouca quantidade de minerais”, diz.
... existe uma resolução publicada em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aponta que, se a água contiver mais de 200 miligramas de sódio por litro, essa informação deve estar em destaque na embalagem.
...
O sódio deve ser evitado, especialmente, pelos hipertensos, por pessoas com problemas renais e portadores de doenças cardiovasculares.
...
“Para os hipertensos e pessoas que sofrem com problemas renais crônicos e doenças cardiovasculares, o cuidado precisa ser ainda maior.
Isso também vale para a água.
Se puderem encontrar água com menos sódio, melhor”, orienta a nutricionista.
Denise também recomenda a consulta no rótulo do pH (nível de acidez da água).
“O recomendado é o pH estar entre o neutro ao alcalino” ( pdB : neutro sendo o PH entre 6 e 8 ), afirma a profissional.

***
 

Cuidados com o sódio ( PdB : e tambem outros sais minerais )

Em sua maioria esses sais minerais e nutrientes são benéficos à saúde, porém,"algumas águas possuem quantidade excessiva de sais, o que limita seu uso e não se recomenda no cotidiano, pois podem desequilibrar o fluxo normal dos minerais já presentes no organismo e afetar indivíduos com patologias crônicas relacionadas ao equilíbrio dos sais e água no corpo”, alerta a médica nutróloga Luiza Savietto.
O aviso vale especialmente para indivíduos que sofrem com hipertensão, doenças cardiovasculares e renais, os quais devem ficar atentos à concentração de sódio na água.

Segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada em 2005, nos rótulos das águas minerais com mais de 200 mg/l de sódio deve vir destacado “contém sódio”.
A agência também permite o limite de 60 mg/100 ml para águas adicionadas de sais que são próprias para o consumo humano.
No entanto, é preferível priorizar águas com teor de sódio ainda mais baixo do que o permitido, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, para adultos (16 anos ou mais), a ingestão de menos de 2 gramas de sódio (ou menos de 5 gramas de sal) por dia.

 

...
Com nível de Ph entre 0 e 6 uma solução é ácida.


http://www.namu.com.br/materias/como-escolher-melhor-agua-mineral

 

***

Água potável

A água potável é aquela popularmente chamada água pura. 
Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro).
Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessária à nossa saúde.

***
 

A água mineral é, em geral potável e pode ser bebida na fonte ou engarrafada - desde que a fonte esteja preservada da poluição e da contaminação ambiental e que o processo de engarrafamento seja feito com higiene.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua6.php


O ParaisodoBrasil oferece sempre mais para a sua saúde :
+ comidas e vinhos dos mais saudáveis e gostosos
+ água cristalina ou água de mesa ( popularmente água mineral * )
inclusive nas piscinas e nas torneiras

+ dieta detox e desintoxicação
+ água mineral ParaísodoBrasil causa eliminação espontânea de químicos e tóxicos
+ água mineral ParaísodoBrasil causa redução de peso ainda reforcado pela ausencia de gorduras trans, gorduras hidrogenados e gorduras interesterificadas nas comidas
+ o consumo da água mineral Paraí
sodoBrasil causa eliminação de radicais livres


Nunca vai faltar água ou energia ou ter racionamento na sua casa autónoma no Paraisodobrasil,
porque a sua casa é auto-suficiente em água e energia.

Autossuficiente em água
Paraisodobrasil tem água mineral pura em abundancia e sustentada nas torneiras, chuveiros e na piscina.

* Pura porque o aquífero da nossa reserva esta confinado entre camadas impermeáveis.
* Abundante porque a superfície potenciométrica do aquífero confinado perto da superfície esta originando de poços artesianos jorrantes
* Sustentada porque o poço esta conectada com áreas de recarga nas montanhas e dunas.
***

Um estilo de vida que inclui uma dieta equilibrada, exercícios regulares e uma boa hidratação definitivamente mantém uma mente, corpo e espírito saudáveis.
Mais muitas vezes a realidade que isto não é o suficiente.

A exposição a toxinas ambientais, como pesticidas e metais pesados infelizmente é inevitável.
Assim, desintoxicar o corpo pode reduzir o risco de danos causados pela exposição ambiental.

Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2014/07/10-maneira-para-se-desintoxicar-dos-metais-pesados-e-pesticidas/#ixzz3Pl3qSc00
 

***

É saudável e refrescante nadar numa piscina ou tomar banho no chuveiro ou numa banheira.

Mais nadar e tomar banho se torna perigoso ao médio longo prazo quando a água tem cloro especialmente em altas concentraçãos junto com substâncias orgânicas porque neste caso se formam THMs ( trihalometanos ) e aumenta consideravelmente as chances de ocorrência de câncer.

Cloro ou os trihalometanos também são causadores de problemas estéticos como rugas, pele e cabelo secos.

Aprenda mais sobre outros perigos para a sua saúde e visite também outras paginas no nosso site.
O nosso projeto é para o seu bem estar e as informações em nosso site também.

Aqui na Paraisodobrasil Você também oferece ferias ao seu corpo e faz desintoxicação desses perigos ou tóxicos poucos conhecidos e divulgados.

Cloro, Trihalometanos e o Câncer

Os Trihalometanos são substâncias provenientes da reação do cloro junto com substâncias orgânicas.
Estudos indicam que a ingestão dos Trihalometanos a longo prazo aumenta consideravelmente as chances de ocorrência de câncer.

A presença de Trihalometanos na água tratada de forma incorreta é inevitável, pois nos rios que abastecem às grandes cidades são despejados toneladas de esgoto e para neutralizá-lo são despejadas outras tantas toneladas de cloro.


O seu melhor investimento e as suas melhores férias !

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
casa de praia com piscina pelo whattsapp

localização paraisodobrasil :

https://goo.gl/maps/qX7vpgu7hJw